Entidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Município de Vouzela

Em pleno coração da Beira Alta e beneficiando de uma excelente localização geográfica, Vouzela encaixa-se entre a serra e o mar distando de Viseu 27 km e de Aveiro 66km. Com uma área de 191,65 km2, os 10.560 habitantes dividem-se por 9 freguesias.

De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos existentes, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de história. Do património arqueológico e arquitectónico destaca-se a lapa da Meruje, em Carvalhal de Vermilhas, a Malhada de Cambarinho, em Ventosa, o Castro do Cabeço do Couço, em Campia, a ponte do caminho-de-ferro e a Igreja Matriz, em Vouzela e as torres medievais em Alcofra, Cambra e Paços de Vilharigues.

Vouzela tem também deslumbrantes paisagens de verdura e água, como a Penoita, o Monte da Sr.ª do Castelo, a Reserva Botânica de Cambarinho e a praia fluvial de Porto Várzea. Para quem desejar conhecer melhor os locais mais recônditos do concelho, o melhor é ir pelo próprio pé. Para isso tem à disposição uma rede de nove percursos pedestres que, para além de outros surpreendentes lugares, permitem passar por várias aldeias que conservam ainda a beleza da sua ruralidade.

Por tudo isto, Vouzela é naturalmente um convite aos visitantes!