Entidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Município de Sátão

… “A Arte de bem receber… “ Foral de 9 de Maio de 1111

Sátão Património Cultural - Foi-lhe outorgado Foral em 9 de Maio de 1111 pelo Conde D. Henrique e Dona Teresa.

O concelho de Sátão integrado na Região Demarcada dos Vinhos do Dão, caracterizado pelo verde dos pinhais e dos campos em contraste com os vales graníticos e xistosos, percorridos por inúmeros cursos de água, com extensas vinhas cultivadas numa paisagem planáltica, envolto em condições climatéricas agressivas, oferece uma considerável diversidade em termos de castas, bagas, frutos, vegetais e cogumelos, sobretudo o Míscaro, pois a agricultura foi e continua a ser o modo de subsistência de grande parte da nossa população.

Impregnado de Património religioso e arqueológico, repleto de simbolismos, encontramos a identidade deste concelho no Folclore, nas Festas Populares, Romarias, Provérbios, Cancioneiro, nas Lendas e Superstições, na Gastronomia e nos Valores hereditários.

Os nossos produtos e o Artesanato, pela sua qualidade e tipicidade são o orgulho de quem os produz com saber e dedicação.

Com uma área de 200 Km2 integra 9 Freguesias: União das Freguesias de Águas Boas e Forles, Avelal, Ferreira de Aves, Forles, Mioma, Rio de Moinhos, União das Freguesias de Romãs, Decermilo e Vila Longa, S. Miguel de Vila Boa, Sátão e Silvã de Cima.

Na sua origem histórica encontram-se vestígios pré-históricos e românicos por entre os inúmeros Santuários, Conventos, Pelourinhos, Ermidas e Solares, fazendo destes, locais de interesse turístico.