Entidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Obra Social Beatriz Pais Raul Saraiva

Fundada há 41 anos, esta Instituição Particular de Solidariedade Social ficou a designar-se por Obra Social Beatriz Pais – Raúl Saraiva, em homenagem aos dois irmãos seus fundadores. Tendo iniciado a sua atividade com a valência Pré-Escolar na sala da Lareira e em Setembro de 1979 instalou-se a Creche no rés-do-chão do mesmo edifício.

Nesta altura a Comissão de Equipamentos Coletivos de Lisboa adjudicou a um industrial de construção civil da localidade a ampliação do rés-do-chão e do 1º andar da obra onde funciona o Berçário.

Era vontade da doutora Beatriz Pais, uma Pintora de Arte e Professora Aposentada natural e residente em Mangualde e do irmão Raul Saraiva doarem o prédio sito na Rua da Prova, para instalação de um Museu-Biblioteca, uma Creche ou Infantário e, na parcela de terreno circundante, construir um parque infantil e Jardim Escola.

A doação foi feita na Câmara Municipal no dia 26 de Setembro de 1975, pela Dª Beatriz, com esse fim, pois o irmão já tinha falecido.

Mais tarde foram edificadas as outras duas salas, o refeitório, a cozinha e as salas de um ano com a colaboração da Câmara Municipal de Mangualde e a Segurança Social.

No ano 2002 foi aberto o Cento de atividades de tempos livres.

Atualmente com o funcionamento das valências, creche, pré-escolar e c.a.t.l. com capacidade de 83, 75 e 40 utentes respetivamente. Esta Instituição tem o intuito de proporcionar aos seus utentes um serviço de excelência, tendo afetos 34 recursos humanos  nas diversas especialidades.