Entidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Município de Vila Nova de Paiva

Capital Ecológica

O Município localiza-se a norte da Beira Alta, integra a Região do Alto, apelidada de “Terras do Demo” pelo Mestre Aquilino Ribeiro.

Barrelas…crismada de Vila Nova de Paiva no século XIX, tem monumentos diversos e variados em arqueologia, de entre os quais se encontram necrópoles medievais, orcas, povoados e santuários rupestres. Construções como a Orca dos Juncais (Monumento Nacional), recordam-nos que em tempos pré – históricos do Neolítico, esta nossa paisagem já era povoada.

 

O Património

No património natural, por vezes agreste, de urze e granito, abraçado pelos rios Covo, Vouga, Mau e Paiva, surgiu em 2005 o Parque Botânico Arbutus do Demo, laço fortalecedor do epíteto de “Capital Ecológica.
Artistas diversos passaram por este Concelho e deixaram suas marcas em pelourinhos, cruzeiros, alminhas, padrões de centenário, moinhos, pisões e na arquitetura habitacional.
Um outro monumento importante da sede do Concelho é a Igreja Matriz de tipologia arquitetónica românica e interior barroco.

 

Figuras ilustres

  • Juíz de Barrelas com a sentença: “...condeno o réu na pena de morte, mas dou-lhe cem anos de espera para se arrepender dos pecados” (este facto tornou-o “inventor” da pena suspensa em Portugal).
  • O temível “Malhadinhas”, imortalizado por Aquilino Ribeiro.
  • Domingos Rodrigues, Chefe de Cozinha da Casa Real de D. Pedro II e autor do primeiro Livro de Culinária Português intitulado “Arte de Cozinha”.
  • Aquilino Ribeiro, que apesar de nascido num concelho vizinho, foi batizado na Igreja Matriz de Alhais e imortalizou Vila Nova de Paiva em obras como: “Terras do Demo”, “Volfrâmio” e o “Malhadinhas”.