Entidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Município de Castro Daire

O Concelho de Castro Daire possui uma localização ímpar que confere a esta região características únicas e singulares que a natureza brindou com magníficas paisagens abrindo várias portas aos visitantes.

Como Património natural, paisagístico e cultural destaca-se:
O Rio Paiva, inserido na rede natura 2000, sítio do Rio Paiva conhecido principalmente pelas suas trutas dando origem a uma forte tradição gastronómica relacionada com este peixe, atualmente atração para a realização de desportos radicais sendo considerado como um dos melhores para a prática de atividades como o rafting;

A Serra do Montemuro, inserida na rede natura 2000, mantem a sua natureza e tradições intocáveis ao longo dos tempos. Atravessada por centenas de caminhos e pequenos trilhos, esta serra convida a passeios prolongados de jipe, bicicleta ou simplesmente a pé, durante os quais se podem observar aldeias típicas, águias de asa redonda, víbora cornuda, vacas, rebanhos de ovelhas e cabras, lebres ou até lobos ibéricos.

Castro Daire possui ainda um outro marco do Património local e do próprio Concelho – As Termas do Carvalhal, consideradas como uma das melhores estâncias termais do país para o tratamento de vários problemas de saúde. Com um cenário agradável de natureza e com ótimos acessos, através da A24 e EN2, as Termas do Carvalhal são cada vez mais uma opção de lazer para aqueles que procuram qualidade de serviço aliado ao bem-estar.

Também a nossa gastronomia (o Cabritinho do Montemuro; a vitela arouquesa; o arroz de feijão com salpicão, o Bolo Podre,…), o artesanato, o património histórico-cultural (Igreja da Ermida do séc. XII, Inscrição Romana do Penedo de Lamas, a Igreja Matriz de Castro Daire…) e sobretudo a hospitalidade castrense são ótimas referências para aqueles que nos visitam.    
  
Damos as boas vindas a todos aqueles que queiram descobrir os tesouros que estes cerca de 380 Km2 encerram. 
O Concelho de Castro Daire espera por vós.