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Central de Compras da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões já registou poupança média de 16% e máxima de 42%

Central de Compras da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões já registou poupança média de 16% e máxima de 42%

Geral

A Central de Compras da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões) já começou a apresentar resultados.

A primeira negociação centralizada decorreu recentemente e irá permitir uma poupança média de 16% e máxima de 42%, na compra de papel A4. Os resultados destas negociações confirmam a importância do Portal Informativo de Cotações Viseu Dão Lafões e justificam a continuação da aplicação deste modelo a novas categorias de produtos.

O leilão eletrónico, realizado no passado dia 17 de julho, contou com a participação de 6 interessados, previamente inscritos no Portal Informativo de Cotações de Viseu Dão Lafões e que disputaram, entre si, o preço de fornecimento do papel.

No decorrer desta semana, a segunda negociação centralizada, de consumíveis de impressão, obteve, igualmente, resultados muito interessantes, com poupanças médias superiores a 8% na compra de consumíveis originais das marcas HP e Brother.

O Portal Informativo de Cotações Viseu Dão Lafões, integrado no sistema da Central de Compras Eletrónica da CIM Viseu Dão Lafões, é uma plataforma que permite às empresas comunicarem as suas condições de venda, dos mais variados bens e serviços, aos catorze municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões. O Portal Informativo de Cotações é, portanto, uma rede de fornecedores, categorizada e gerida pela CIM Viseu Dão Lafões, de acordo com um conjunto de critérios previamente definidos, que permite aos municípios interessados um acesso instantâneo a fornecedores devidamente habilitados e às suas condições de venda.

O fornecimento de bens e serviços após consulta do Portal Informativo de Cotações, bem como a sua simples utilização, é facultativo e não afasta o cumprimento, por parte dos municípios, das normas legais em vigor, nomeadamente o código de contratos públicos.

Recorde-se que a Central de Compras foi criada com o objetivo de oferecer vantagens económicas através da redução de preços e custos próprios. A estas vantagens evidentes podemos acrescentar um conjunto de externalidades positivas para as entidades aderentes, difíceis de quantificar em euros, mas que não deverão ser esquecidas quando se identificam as mais-valias de um modelo colaborativo de compras.

Assim, podemos destacar, para além da redução de preços e custos administrativos, a redução de custos de transação, o acesso facilitado ao conhecimento, o aumento do poder negocial, a redução do volume de trabalho, bem como a redução de riscos e, finalmente, mas não menos importante, a aprendizagem mútua.